Convocações de mesários e demais funções especiais podem ser feitas por WhatsApp

Para dar celeridade à convocação de mesárias, mesários e demais funções especiais para as Eleições 2022, as zonas eleitorais do estado Rio de Janeiro (TRE-RJ) têm utilizado o WhatsApp e outros aplicativos de troca instantânea de mensagens para entrar em contato com os convocados. As mensagens são enviadas para o número informado por eleitoras e eleitores ao efetuarem o cadastro como mesário voluntário ou para aquele constante no cadastro eleitoral.  

As mensagens de convocação por meio eletrônico não devem conter anexos e links. Além disso, os cartórios foram orientados a fazer a convocação por meio do WhatsApp ou outros aplicativos usando os telefones fixos das zonas eleitorais. Disponíveis no site do Tribunal, o número desses telefones podem ser verificados por eleitoras e eleitores, garantindo que a fonte da  mensagem foi realmente uma zona eleitoral fluminense.  

“Todas e todos que têm dúvida quanto à convocação, assim como quem se inscreveu como voluntário e ainda não recebeu comunicação, podem entrar em contato com o cartório eleitoral por e-mail ou telefone”, explica o coordenador de Supervisão e Orientação às Zonas Eleitorais (Csori), Pablo Barros. “As convocações também podem ser feitas por e-mail, telefone ou carta”, acrescenta. A forma da convocação é definida pelos cartórios eleitorais, que podem ser contactados nos endereços de e-mail e telefones disponíveis no site do TRE-RJ.