Festa dos 200 anos da Independência do Brasil mobilizou a população

Na última quarta-feira, dia 7 de setembro, Angra dos Reis comemorou a grande festa cívica do bicentenário da Independência do Brasil, após uma parada de dois anos por conta da pandemia da Covid-19. O desfile cívico de 2022 mobilizou a população, que lotou o Centro da cidade. A solenidade, realizada na Avenida Júlio Maria, começou pontualmente às 9h com o hasteamento das bandeiras ao som dos hinos Nacional, de Angra e da Independência. Logo depois, o prefeito Fernando Jordão abriu as festividades cívicas desfilando em carro aberto, seguido dos alunos do Colégio Naval, evocando a Marinha do Brasil. 

Toda a avenida ficou tomada de moradores e visitantes de Angra que foram assistir ao desfile, que neste ano contou com uma novidade a estreia da Escola Cívico Militar Ex-Combatente Remo Baral Filho, que fica no Frade. Também passaram pela avenida membros da Polícia Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Municipal. Logo depois, desfilaram os alunos da Pestalozzi, da E.M. de Educação de Surdos, da E.M. de Deficientes Visuais e da Unidade de Trabalho Diferenciado (UTD). 

O desfile seguiu ao som da Corporação Musical Inácio Medeiros (CEIM) com os alunos dos Centros de Educação em Tempo Integral E. M. Prof. Adelaide Figueira, E. M. Pref. Francisco Pereira Rocha, E. M. Zita Oliveira Soares, E. M. Antônio Joaquim de Oliveira, E. M. João Carolino dos Remédios, E. M. Maria Hercília Cardoso de Castro e E. M. José Américo Lomeu Bastos. Dando sequência ao desfile ao som da Corporação Musical Gregório Galindo, passaram pela Av. Júlio Maria E. M. Frei Fernando Geurtse, E. M. Antônio José Novaes Jordão, E. M. Regina Célia Monteiro Pereira, E. M. Alexina Lowdes e E. M. Júlio César Almeida Laranjeira. Também marcaram presença no desfile os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (APADEV) e do grupo de pessoas com autismo.

Passaram ainda desfilando os alunos da Delta Academia de Tae Kwon Do, do Abadá Capoeira, do 27º Grupo de Escoteiros Cornelis Verolme, do Ramo Sênior Pinheiro, além dos Missionários da Bocaina, Desbravadores e Aventureiros, Bombeiro Civil, Brigada Municipal e Ambiental de Angra e do Instituto Semear. Em sequência, os alunos do Colégio Educacional Tavares Soares e Jardim de Infância Patinho Dourado, do Centro Educacional Inovar, do Centro de Educação de Adultos (CECIERJ), da Escola Pietro Carneiro e da Jair Natalino Espínola Travassos. Tradicionalmente, para finalizar o desfile cívico de Angra em 7 de Setembro, desfilaram os Colégios Estaduais Dr. Arthur Vargas e Nazira Salomão.

Deixe um comentário