Eleitor pode levar colinha com o número do candidato para agilizar votação

A Justiça Eleitoral permitiu que os eleitores levem para a cabine de votação a chamada colinha eleitoral, com os números dos candidatos que ele deseja votar para facilitar e agilizar a digitação dos números na urna eletrônica, além de contribuir para reduzir as filas de votação.

Nestas eleições, os eleitores vão votar em cinco candidatos para cargos eletivos, que devem ser escolhidos nesta ordem:

– deputada ou deputado federal (quatro números)
– deputada ou deputado estadual ou distrital (cinco números)
– senadora ou senador (três números)
– governadora ou governador (dois números)
– presidente da República (dois números).

Confirmação com a foto

Após digitar o número de cada um dos candidatos e conferir a foto na tela da urna, a eleitora ou o eleitor vai precisar confirmar o voto. Caso digite algum número errado e a foto não corresponda ao escolhido, a pessoa pode apertar a tecla Corrige, digitar corretamente o número, conferir a foto e confirmar o voto. Então fiquem atentos, pois depois de confirmar o voto sem conferir se o número do candidata ou candidato ´não pode voltar atrás.