Casal de aventureiros treina para ultra caminhada pela Costa Fluminense

O jornalista Diógenes de Mattos, 61 anos, e sua namorada, a barber Dalva Elesbão, 60 anos, treinam intensamente para uma épica jornada: uma ultra caminhada que percorrerá toda a costa fluminense, no início do ano que vem. O percurso começará na divisa do estado do Rio e São Paulo (divisa de Trindade/Ubatuba), e percorrerá toda a costa carioca, finalizando na divisa do estado do Espírito Santo com o estado do Rio, em praia das Neves, no município capixaba de Presidente Kennedy. Serão 630 km, com previsão de duração de 35 dias.

O casal já fez vários percursos, como Angra-Paraty (130 km), caminham diariamente cerca de 10 km (as vezes mais), e a cada 15 dias, fazem percursos de 30 a 40 km; com vários longos percursos realizados, como (Caetés, Sororoca, Garatucaia, Conceição), (Grande Japuíba, Estrada do Contorno, Centro), (Mambucaba, praias em Paraty).

O último longo treinamento foi de Lídice, por rodovia, também por trilhas, e pela cidade de Rio Claro, num total de cerca de 30 km, em 7h.

“Além de fazer muito bem para a saúde física, é excelente para a mente; entramos constantemente em contato com a natureza, com muito verde, rios, praias, cachoeiras, onde é maravilhoso se deleitar e consumir águas puras e cristalinas. O importante, no entanto, é ter muita disciplina, dedicação, alimentação saudável, sono regrado e, principalmente, gratidão. Sempre dizemos que um dos segredos de nos mantermos jovens é manter a mente sempre positiva e, caminhar”, destaca Mattos, completando que “Você não precisa caminhar centenas de quilômetros. Pode e deve começar com 20 minutos de caminhada; sempre se preocupando com a segurança e com acompanhamento médico. Nosso próximo treinamento será percorrer de Mangaratiba até Itaguaí (pouco mais de 30 km) após as eleições. Sempre agradecendo primeiramente a Deus, e aos nossos patrocinadores, e em especial ao jornal A Cidade, que sempre nos apoiou desde o início de nossos projetos. E tudo que hoje é realidade, um dia foi sonhado; faça isto, e jamais envelhecerá; e se você acha que é capaz, ignore as opiniões alheias; faça”, finalizou o jornalista.

Casal faz caminhadas regularmente e se prepara para o desafio que irá durar pouco mais de um mês