Município oferece serviço de inspeção para produtos de origem animal

Programa garante registro dos estabelecimentos e qualidade dos produtos    

Comerciantes de Angra que trabalham com produtos de origem animal, como supermercados, açougues e entrepostos pesqueiros passam a contar com serviço municipal de inspeção em seus estabelecimentos. Por meio da Lei 1.283/50, o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM POA) garante registro dos estabelecimentos por meio de monitoramento da qualidade dos produtos de origem animal pela Secretaria Executiva de Agricultura, Aquicultura e Pesca. 

Estão aptos a receber a inspeção os estabelecimentos que manipulem produtos como linguiças, presuntos, salsichas, almôndegas, hambúrgueres, carnes temperadas, carnes resfriadas, carnes congeladas, peixes de água doce e salgada em filés e postas, polvos, camarões, vieiras, ostras, rãs, bolinhos de peixe, kibes de peixe, ovos frescos ou processados, farinha de clara, farinha de gema, leites refrigerados e U.H.T, queijos, iogurtes, manteigas e doces de leite.

“O objetivo da inspeção sanitária é orientar o produtor de acordo com a legislação sanitária vigente para evitar a contaminação”, explicou Luciana Assumpção, veterinária responsável pelo serviço. Nos estabelecimentos onde são manipulados pescados, por exemplo, os produtos chegam em caminhões, são recepcionados e vão para a manipulação, onde são limpos, encerados, embalados e congelados. Os locais de entrada e saída dos produtos precisam ser diferentes, para que se evite alguma possibilidade de contaminação cruzada. A higiene é o fator fundamental em todo o processo.

“Procuramos o serviço junto à Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca e hoje cumprimos com todas as normas e já estamos com o alvará. O produto aqui é muito bem tratado, manipulado e higienizado. Prezamos sempre pela melhor forma possível de armazenamento e pela qualidade perfeita do produto para o consumidor. Espero que possamos melhorar cada vez mais e mais”, frisou Anderson Maia, dono do entreposto de pescado Rei do Camarão. Para mais informações sobre a abertura do processo do SIM POA, o empreendedor interessado pode ligar para o número 3377-1780 ou ir até a sede da Secretaria,  no Calçadão Nelcyr Bitencourt Cabral, 189 B, na Rua Coronel Carvalho, no Centro.

Deixe um comentário