Neste sábado, dia 19, tem testagem rápida de câncer de próstata na Praça Zumbi dos Palmares

O teste oferecido será desse tipo. Imagem ilustrativa.

O PSA é  feito através do sangue. ESFs também estarão abertos, não oferecerão os testes, mas evento terá como foco a saúde do homem

A Prefeitura promove mais um evento relacionado ao Novembro Azul,  neste sábado, das 9h às 16h, na Praça Zumbi dos Palmares, no Centro, onde haverá testagem rápida do PSA em homens  com idades entre 55 a 69 anos, para diagnóstico precoce, antes do aparecimento dos sintomas, do câncer de próstata. O exame é realizado através da coleta de uma amostra do sangue e mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata, o Antígeno Prostático Específico (PSA). Para participar é necessário levar identidade e o cartão do SUS.

Apesar de o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata ter acontecido no último dia 17,  o “Dia D” no município foi marcado para este sábado, dia 19, justamente pela dificuldade que muitos homens têm em comparecer às unidades de saúde durante os dias de semana. Quem for ao evento também receberá dicas sobre a saúde do homem e informações importantes sobre a prevenção do câncer de próstata,

Além desse Dia D, todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs)  da cidade estarão abertas das 9h às 16h. Nas ESFs haverá palestras sobre a saúde do homem, incluindo os principais fatores de risco para o câncer de próstata, também haverá orientação sobre o tabagismo, alimentação saudável e prática de atividade física, além de cálculo de IMC, que permite avaliar se a pessoa está com o peso ideal  e solicitação de exames laboratoriais, de acordo com a indicação clínica para cada paciente.

Como não há necessidade de agendamento prévio, os interessados em participar da ação devem comparecer às ESFs mais próximas de suas residências levando  do SUS e o CPF. Esse movimento é internacional e foi criado na Austrália, em 2003. O Novembro Azul chegou ao Brasil em 2008. A ação tem como objetivo sensibilizar e também conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata.