Nesta segunda-feira, dia 1º tem Festa de São Benedito em Angra

Imagem de São Benedito (foto: internet)

Missa solene será às 10h e procissão será às 16h

Além dos tradicionais festejos da Semana Santa que acontecerão em todas as paróquias do município, os católicos de Angra festejam no dia 1º de abril, feriado municipal, São Benedito, considerado um dos padroeiros da cidade, ao lado de Nossa Senhora da Conceição. A festa é uma tradição secular na cidade e agora faz parte do Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei 10.281/2024, sancionada pelo governador Cláudio Castro, na semana passada. Segundo a história, os fazendeiros vinham passar a Semana Santa na cidade e traziam seus escravos. Depois do Domingo de Páscoa, davam folga a eles, que aproveitavam o dia para fazer a festa em devoção ao santo querido.

A festa é organizada pela Irmandade de São Benedito, fundada em 1652 e começou no último dia 24 de março, Domingo de Ramos, às 16h, com uma procissão que saiu da Igreja de Santa Luzia em direção ao Largo da Matriz, onde foi erigido o mastro com as efígies de São Benedito e do Nossa Senhora do Rosário. No próximo dia 31, Domingo de Páscoa, às 18h, acontecerá na Igreja de Santa Luzia a imposição das insígnias dos novos irmãos da Irmandade do Glorioso São Benedito, dos festeiros desse ano e a coroação do Rei e da Rainha da festa.

No dia 1º de abril, segunda-feira, feriado municipal em honra a São Benedito, tem alvorada festiva com banda percorrendo as ruas do Centro da cidade, anunciando a festa. Mais tarde, às 7h, tem missa em intenção das almas dos irmãos falecidos e benfeitores da Irmandade, na Igreja Matriz. A Santa Missa será às 10h, também na Matriz, com a presença de toda a Corte de São Bendito e a distribuição das lembrancinhas.

O tradicional almoço festivo será às 12h, no Convento do Carmo. Mais tarde, às16h, tem missa de Ação de Graças na Igreja Matriz, em seguida, às 17h, tem a tradicional Procissão Solene, pelos ruas da cidade que termina com uma grande queima de fogos. O descimento do Mastro será no dia 7 de abril, domingo, às 16h, com a presença da imagem do Glorioso São Benedito.