Instituto Paraná Pesquisas identifica polarização eleitoral entre o pré-candidato apoiado por Bolsonaro e pré-candidato Ferreti apoiado por Fernando Jordão

O Grupo de Comunicação A CIDADE, contratou pesquisa eleitoral ao Instituto Paraná Pesquisas, que foi devidamente registrada de acordo com a Resolução-TSE n.º 23.600/2019 do Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º RJ-01669/2024 para o cargo de prefeito para saber quais as preferências dos eleitores na disputa pela prefeitura de Angra dos Reis. A pesquisa apurou uma polarização entre dois candidatos. Ferreti do MDB com apoio do prefeito Fernando Jordão e Renato Araújo do PL, que tem o total apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A disputa pela Prefeitura de Angra dos Reis reflete uma dinâmica incomum, já que Renato Araújo foi apresentado ao eleitorado em janeiro deste ano, pelo ex-presidente Jair Bolsonaro como pré-candidato a prefeito de Angra pelo PL. Nesta época, Renato surgia com apenas 8,4% das intenções de votos e hoje, em apenas quatro meses, já conta com 30,9% das intenções de votos do eleitorado.  

A pesquisa do Instituto Paraná identifica claramente a polarização entre os pré-candidatos Renato Araújo do PL e Ferreti do MDB. Nesse cenário, a percepção é de que os pré-candidatos representem diferentes visões políticas. Renato Araújo surge no meio político com projetos novos para uma gestão voltada para resolver os problemas que atinge diretamente o morador, que sofre com as mazelas da saúde pública, de uma educação de baixa qualidade, da inexistência de qualificação profissional e, principalmente, da escassez de novas frentes de trabalho. Já Ferreti, representa o continuísmo da velha política, o mais do mesmo. Com a continuidade do formato de gestão adotado pelo grupo de Fernando Jordão, com políticas públicas ineficazes implementada há mais de 20 anos.

Além dessa polarização, a pesquisa indica que teremos uma campanha eleitoral com debates intensos e uma competição acirrada até o dia da eleição. Além de Renato Araújo e Ferreti, o Instituto Paraná também analisou junto ao eleitorado, outros três pré-candidatos, Venissius do União Brasil, Zé Augusto do Republicanos e Rafael do PSol.

Nos principais cenários estimulados pesquisados pelo Instituto Paraná, os eleitores responderam que:

Se as eleições para Prefeito de Angra dos Reis fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem o(a) Sr(a) votaria?”

“Se as eleições para Prefeito de Angra dos Reis fossem hoje e os candidatos AGORA fossem esses, com seus respectivos apoiadores em quem o(a) Sr(a) votaria?