Seis alunos de Angra dos Reis foram premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), referente à competição do ano de 2025. A cerimônia de premiação aconteceu na última quinta-feira, 28 de maio, no Rio de Janeiro, reunindo estudantes de diferentes municípios do estado.
Entre os premiados, uma estudante é da Escola Municipal Professora Amélia Lage, na Garatucaia. Os outros cinco frequentam a Unidade de Trabalho Diferenciado e Altas Habilidades (UTD-AH), no Parque das Palmeiras, quer trabalho no incentivo a alunos com altas habilidades e no desenvolvimento de atividades voltadas para olimpíadas do conhecimento.
Todos os medalhistas receberam convite para participar do Programa de Iniciação Científica (PIC). A participação no programa representa um primeiro contato com o universo acadêmico, além de possibilitar o envolvimento dos estudantes em eventos voltados para a matemática e o acesso a instituições que valorizam resultados em olimpíadas científicas. Lembrando que a UTD-AH mantém um histórico de bons resultados na OBMEP. No ano passado, quatro alunos que frequentavam a unidade foram premiados com medalhas em nível estadual e nacional.
Premiação estadual
Na premiação estadual, o principal destaque foi Victor Nagae Figueiredo, da UTD-AH, que conquistou medalha de ouro no Nível 2, destinado a estudantes do 8º e 9º anos. No mesmo nível, Davi do Carmo da Costa e Lucas Figueiredo Lopes, também da UTD-AH, receberam medalhas de prata.
Ainda no Nível 2, foram premiados com medalha de bronze Joana dos Santos Miranda, da Escola Municipal Professora Amélia Lage; João Ricardo Almeida Lira da Silva, da UTD-AH; e Wenderson Ernandes Silva dos Santos, também da UTD-AH. No Nível 1, voltado para alunos do 6º e 7º anos, Bernardo de Souza Oliveira, da UTD-AH, também conquistou medalha de bronze.
Premiação nacional
Na premiação nacional, Victor Nagae Figueiredo, da UTD-AH, conquistou medalha de prata no Nível 2. No mesmo nível, Davi do Carmo da Costa e Lucas Figueiredo Lopes, também da UTD-AH, receberam medalhas de bronze.
Já no Nível 1, Joana dos Santos Miranda, da Escola Municipal Professora Amélia Lage, também conquistou medalha de bronze.
