A eficiência dos protocolos da Operação Sentinela, implantada para coibir crimes e ilícitos em Angra dos Reis, ganhou mais um importante destaque após uma ação integrada de inteligência e monitoramento. Com o apoio estratégico do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), o uso de câmeras de alta tecnologia foi fundamental para a rápida identificação e localização dos envolvidos em um crime de trânsito.
O caso e a resposta tecnológica
Na madrugada de quinta-feira, 25 de junho de 2026, por volta da 1h15, um Mitsubishi preto, de placa KLK-6D57, invadiu a área de estacionamento reservada e colidiu violentamente contra uma van de transporte de presos da Polícia Civil, que estava regularmente estacionada em frente à 166ª DP. Logo após a batida, os ocupantes fugiram sem prestar qualquer esclarecimento.
A resposta da Polícia Civil foi imediata. Acionando os protocolos da Operação Sentinela, os agentes recorreram às câmeras de monitoramento da Prefeitura. A análise das imagens permitiu reconstituir toda a dinâmica do acidente.
As imagens registraram o momento exato em que o veículo saiu da pista e atingiu a viatura. Segundos depois, o motorista, que vestia uma camisa amarela da Seleção Brasileira, saiu do banco do condutor e trocou de lugar com o passageiro, numa tentativa de despistar os policiais.
As investigações também incluíram imagens das câmeras internas do Bar Pérola Negra, que flagraram os mesmos jovens momentos antes do acidente, consumindo bebidas alcoólicas e apresentando sinais evidentes de embriaguez, como andar cambaleante.
Localização e prisão dos envolvidos
Com o cruzamento das imagens e dos dados obtidos pelo cerco eletrônico, os policiais identificaram o proprietário do automóvel, de 25 anos, morador da Jacuecanga, e o motorista no momento da colisão, de 21 anos, morador do Campo Belo, que não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Durante diligências realizadas ainda na manhã do mesmo dia nos bairros Jacuecanga e Japuíba, o veículo foi localizado e apreendido com avarias totalmente compatíveis com o acidente.
Ao serem abordados, os dois apresentavam sinais visíveis de embriaguez, como olhos avermelhados, hálito etílico e marcha cambaleante. Eles confessaram informalmente ter ingerido cerveja e gim antes de assumir a direção e bater no veículo da Polícia Civil.
Os envolvidos foram conduzidos à 166ª DP, onde foram autuados pelos crimes previstos nos artigos 305 e 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que tratam da fuga do local do acidente para evitar responsabilização e da condução de veículo sob efeito de álcool.
Após o pagamento de fiança no valor de R$ 1.700 para cada um, os dois foram liberados e responderão ao processo em liberdade.



Tecnologia a serviço da segurança
A elucidação do caso reforça a importância da Operação Sentinela e da integração entre o Governo do Estado e a Secretaria Municipal de Segurança Pública. O investimento em tecnologia de videomonitoramento tem auxiliado não apenas na prevenção de crimes, mas também na produção de provas que contribuem para a identificação e responsabilização de autores de crimes de trânsito, atos de vandalismo e outros ilícitos.
A Polícia Civil reafirma o compromisso de manter o patrulhamento e as investigações integradas, garantindo a preservação da ordem pública e do patrimônio da sociedade.
Denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone 0300-253-1177. O sigilo é garantido.